O hpv e o câncer bucal

O papilomavirus humano (HPV)e as descobertas recentes em relação ao câncer bucal.

O HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais prevalente atualmente. Ela é responsável por 70% dos cânceres que acometem a vagina, 70% dos cânceres de ânus em mulheres e homens e mais de 90% dos cânceres em colo uterino, 60% dos cânceres orofaríngeos (garganta) e 1/3 de todos os cânceres da cavidade oral e faringe.
Entre mais de 100 tipos de HPV que se disseminam pela população, pelo menos 10 deles são responsáveis pela morte de 500.000 pessoas por ano no mundo, e a prevenção ainda é o melhor remédio.
Em agosto de 2006 a ANVISA aprovou uma vacina eficaz contra os 4 tipos mais prevalentes em verrugas genitais em homens e mulheres, dos quais os tipos 16 e 18 são os grandes vilões pelo aparecimento do câncer.
As manifestações orais associadas ao HPV são diversas: papiloma, condiloma acuminado, verruga vulgar, hiperplasia epitelial focal, leucoplasias, líquen plano e carcinoma, através dos 24 tipos encontrados na boca, e estas doenças necessitam na maioria dos casos de remoção cirúrgica e terapia de acompanhamento.
As formas de contágio para o HPV oral é a auto-inoculação e o sexo oral, porém ainda não foi descartado o beijo como forma de transmissão do vírus. Dados demostram que a variabilidade de parceiros aumenta os riscos de contrair a doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s