VIGILÂNCIA CONSTANTE: O PAPEL DOS PAIS NA SAÚDE BUCAL DOS FILHOS.

Estar vigilante com a saúde das crianças, não é só se manter atento à febres ou à outras doenças que acometem a criançada. Olhar dentro da boca dos pequenos é um ato que deve ser realizado pelo menos uma vez ao dia.
Até pelo menos os 9 anos de idade, é necessário o auxílio dos adultos no cuidado da saúde bucal, seja insistindo na boa escovação e examinando a boquinha, para rastrear qualquer alteração que possa estar acontecendo, como por exemplo, tocar nos dentinhos para ver se estão moles, vasculhar na língua possíveis sinais de acúmulo de sujeira – o que muitas vezes trás mau hálito até em crianças- e tudo isso é muito mais agradável quando é feito com cuidado e leveza, sempre atraindo a atenção dos pequenos para a importância da saúde bucal.
Acompanhe:
– Os dentes variam bastante em tonalidades, desde o branco azulado ao cinza-marrom. Os dentes permanentes são maiores que os de leite, e tendem a ser mais escuros. Qualquer manchamento deve ser investigado, pois podem denunciar desde cárie, má formação, vícios precoces ou ainda intoxicações orgânicas.
– Infecções em dentes-de-leite podem gerar graves problemas nos dentes permanentes, e não tratar doenças aparentemente simples, pode condenar a boa saúde geral.
– A maior função dos dentes-de-leite é guardar lugar para o permanente, perdê-lo antes ou depois do tempo pode gerar complicações no posicionamento correto dos dentes permanentes.
Estar atento a saúde bucal propicia atitudes que delinearão um sorriso bonito e saudável, afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s