Cardápio do dia: dieta boa para a boca!

Um prato com bastante verduras verdes, carne grelhada com legumes diversos, e para sobremesa, frutas frescas com iogurte.
Este cardápio poderia entrar em qualquer dieta para perder peso ou evitar problemas de ordem sistêmica, mas o menu aqui é para ter e manter uma boca saudável.
As vitaminas devem estar inseridas na alimentação diária, preferencialmente sob a forma de alimentos frescos, evitando uma série de complicações bucais, das quais a severidade do problema conjuga com a falta da vitamina em questão.
A vitamina C, por exemplo, é uma vitamina cuja falta incorre no aparecimento de uma doença grave, o escorbuto, mas até as avitaminoses leves já inserem decorrências bucais, que vão desde sangramentos gengivais até avulsões dentárias.
Problemas linguais, descamações labiais e aftas podem ser decorrentes da falta de vitaminas do complexo B e a vitamina A ajuda nossa boca ficar longe das infecções.
Os laticínios em geral, são grandes aliados contra o câncer, mas o iogurte, devido às suas propriedades probióticas, ajudam os tecidos que sustentam os dentes a manterem-se íntegros.
Além dessas, existem muitas outras situações em que doenças bucais ganham vulto frente a falta de vitaminas específicas, sem mencionar o fato que muitos alimentos frescos e saudáveis ajudam a realizar uma auto limpeza, diminuindo os riscos de contrair afecções bucais.
A reeducação alimentar é a forma mais correta, juntamente com bons hábitos de higiene bucal, para que nosso sorriso permaneça sempre bonito e saudável.

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