COISAS DE CRIANÇA:“A hora de trocar os dentinhos pelos dentões”

Esta fase, marcada por mudanças em nosso organismo, substitui em nossa boca nossos pequenos dentes por outros maiores, que nos acompanharão pelo resto da vida – se cuidarmos direitinho deles-, e isto acontece de forma natural e bem tolerada pela maioria de nós. Porém, uma parte da população pode enfrentar alguns percalços para efetivar as mudanças, gerando muitas dúvidas em relação às trocas dentárias que se iniciam por volta dos 6 anos e se concluem, praticamente, 7 anos depois.
Uma reclamação muito freqüente, referida quando os dentinhos-de-leite começam a cair (esfoliar), é que os dentes permanentes demoram muito a nascer (irromper).
O desagrado acontece porque a famosa “janelinha” permanece mais tempo que o normal, prejudicando a criança de várias formas, inclusive a estética.
E o maior motivo para que isto aconteça, é pelo fato que o dente-de-leite sofreu injúrias – traumas ou doenças -, fazendo com que a gengiva se torne mais fibrosa, não permitindo que o dente permanente transpasse-a naturalmente.
Este fato pode pôr em risco toda a harmonia das arcadas dentárias e exige intervenção profissional.
Existem várias formas de intervir, dependendo da necessidade e da acessibilidade do paciente pediátrico.
Os meios vão desde exercícios mastigatórios com acessório adequado, que estimula uma resposta orgânica que gera o trofismo dental até seu leito.
Mas ainda pode haver necessidade de “abrir o caminho” para o jovem dente, através de pequenas cirurgias que rompem a rigidez gengival, permitindo que o dente se instale adequadamente.
De modo geral os resultados aparecem em 1 a 10 dias, dependendo da terapia instalada e da invasividade do processo curativo, e é válido informar que o método cirúrgico é a mais rápida das modalidades interventivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s