As repercussões bucais no alcoolismo feminino.

O álcool é um problema que a sociedade enfrenta há muitos e muitos anos. Todos nós sabemos de seu impacto negativo, para o indivíduo, para a família e para toda a sociedade. Porém, nem a própria estatística se arrisca em numerar a quantidade de pessoas, entre homens e mulheres, jovens e adultos que fazem uso dele, crônica ou esporadicamente.
Mas o governo contabiliza milhões em investimento na saúde, para o tratamento das conseqüências físicas e psicológicas que este vício pernicioso tráz.
Sem nenhuma face benéfica, o alcoolismo insere-se veementemente entre as mulheres, que em busca de igualdades, abraça o inimigo com força, e se esquece que atrás dele somente as diferenças ficam evidentes.
O alcoolismo é muito mais grave para mulheres do que para homens. E isto se deve ao fato de nossas diferenças físicas, como maior quantidade de tecido adiposo e fases hormonais distintas.
Mas seu impacto bucal pode ser relacionado pelo prejuízo orgânico que provoca, como a desnutrição, que insere uma série de conseqüências em ambiente bucal (formação de aftas recorrentes, diminuição do fluxo salivar e conseqüente aparecimento de infecções oportunistas), e devido à falta de cuidado propiciada pelo efeito deletério do álcool sobre o amor próprio do indivíduo, havendo uma alta prevalência de cárie e doença periodontal entre suas usuárias, que contam com mais um agravante – o fator hormonal feminino e o uso de hormônios sintéticos ( pílulas anticoncepcionais e pílula do dia seguinte), que juntos com a baixa da função hepática ocasiona um caos orgânico.
O alcoolismo é uma doença que deve ter um caráter de tratamento multidisciplinar e acompanhamento psicológico, no intento de orientar e resgatar a usuária do vício, principalmente, ajudando a reconstruir a auto estima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s