O contexto odontológico no universo feminino: a ditadura hormonal x saúde bucal.

As diversas fases hormonais em que a mulher será submetida ao longo de sua vida, pode instituir no contexto de saúde bucal, manifestações inerentes ao hormônio vigente ou à ausência dele, propiciando um tipo de gengivite persistente até comprometimentos severos no arcabouço periodontal ( tecido que liga o dente ao osso).
Na fase da primeira menstruação (ou menarca), a menina-mulher passa a conviver mensalmente com as alterações hormonais , que além de deixá-la apta a gerar um filho, modifica uma série de processos químicos do metabolismo que irão, muitas vezes, interferir em seu humor, em sua pele (acne)e em sua saúde bucal, principalmente se a higiene for deficiente, entre outras conseqüências, e isto pode acontecer durante toda a vida reprodutiva da mulher.
Os métodos contraceptivos hormonais e esterectomia, também podem alterar o padrão de saúde bucal da mulher, exigindo métodos efetivos de prevenção, como uma boa higiene bucal e dieta saudável, para que conseqüências mais severas fiquem afastadas. Aftas são bastante comuns em algumas mulheres, e isto requer providências.
Um período bastante crítico para agravar debilidades bucais, é a gravidez. Engana-se quem pensa que é culpa dela as enfermidades bucais que tanto incomodam muitas gestantes. Na realidade, mulheres com intercorrências de dor durante o período gestacional, geralmente trouxeram problemas de ordem de saúde bucal antes da concepção. E isto pode ser muito grave para o desfecho da gravidez, provocando até mesmo partos prematuros, devido aos processos infecciosos e liberação de substância tóxicas na circulação sanguínea.
Quando a mulher entra no período de climatério, a produção hormonal começa a diminuir até a fase de menopausa, exigindo cuidados específicos que deverão ser realizados para combater os fatores patogênicos da periodontite, doença silenciosa que degrada ossos e tecidos da implantação do dente, desestruturando-o, e consequentemente, condenando-o, e isto também pode acontecer com os implantes osteointegrados.
Mas para todos estes problemas há métodos preventivos seguros e eficientes, que ajudam a manter o que a humanidade tem de mais bonito: O SORRISO DA MULHER!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s