A maternidade e os problemas bucais: saiba o que é causa e o que é reação!

De fato, a vida da mulher é demarcada por momentos hormonais, e todos eles podem representar impacto na saúde bucal. Mas muitas mulheres culpam a gravidez por todos os prejuízos ocorridos na boca.
É revelado então, através de recentes pesquisas que existem sim problemas inerentes à fase hormonal da gravidez, e a grande vilã neste caso é chamada de predisposição, genética ou circunstancial.
Por exemplo, não são todas as mulheres que engravidam durante o tratamento ortodôntico que vão apresentar a “gengivite gravídica”, porém uma parcela delas que possuem gengivas reativas ou predispostas, podem apresentam o problema durante todo o período gestacional, podendo inclusive apresentar um agravante, o granuloma gravídico, que enseja intervenção cirúrgica. Este problema não acontece apenas com grávidas que usam aparelhos ortodônticos, qualquer mulher grávida e predisposta pode apresentar o problema, principalmente as que possuem um conjunto de circunstâncias como gengivas reativas e higiene oral deficiente.
É importante ratificar que no desenvolver de cáries ,os hormônios não tem responsabilidades primárias, e sim o consumo de açúcar e a má higiene são inconteste os verdadeiros responsáveis.
O importante é saber que existem procedimentos apropriados para qualquer fase da gestação, e que mulher nenhuma precisa sofrer com dor de dentes, porém uma boa conversa entre o obstetra e o dentista é a melhor forma de promover a saúde bucal na mulher grávida, afinal é preciso atentar para a saúde da mãe e do bebê, e para isto existe inclusive anestésicos apropriados para gestantes.
Outra fase crítica é a chegada do bebê. Muitas mamães embevecidas com seus pimpolhos, simplesmente esquecem da higiene oral, e aí não tem jeito, os problemas aparecem mesmo.
Portanto estar atenta para a própria saúde é a melhor forma de prover boa saúde para nossos sucessores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s